SEGUNDO GRUPO DE PEREGRINOS MUÇULMANOS JÁ ESTA EM BISSAU

SEGUNDO GRUPO DE PEREGRINOS MUÇULMANOS JÁ ESTA EM BISSAU

Um grupo de 245 peregrinos muçulmanos guineenses que participou na peregrinação islâmica a Meca regressou quinta-feira (13.09), a Guiné-Bissau.

Ao todo foram 1276 peregrinos muçulmanos que participaram na peregrinação nas terras de Arábia Saudita para o cumprimento do quinto pilar do islão. Os restantes peregrinos regressarão ao país nos dias 14 e 15 do mês em curso, concretamente sexta e sábado.

Após a receção dos fiéis muçulmanos no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, o Comissário Nacional para a Peregrinação, Botché Candé, realçou o trabalho realizado pelo povo guineense para a ida dos peregrinos aos lugares sagrados de Meca.

“Com o agradecimento a todo o povo guineense, tanto muçulmano e não muçulmano, o trabalho realizado correu muito bem, por isso, não é o trabalho de uma pessoa, mas sim é o trabalho de todos os guineenses”, vincou Candé.

Igualmente conselheiro do Chefe de Estado para as áreas de Defesa e Segurança interna e externa, Candé congratulou-se com os peregrinos pelo Presidente da Republica, José Mário Vaz, primeiro-ministro, Aristides Gomes, Sociedade Civil e os jornalistas guineenses.

Na sua curta declaração a imprensa, o Comissário Nacional para a Peregrinação, anunciou que o executivo guineense deu orientação a comissão para continuar a trabalhar para preparar melhor a viagem dos peregrinos no próximo ano.

Embora revelou que muita das vezes a Guiné-Bissau fica penalizado devido a dificuldades de várioas ordens.

De referir que o primeiro grupo de peregrinos que beneficiou de bolsas do Rei da Arábia Saudita, regressou ao país no passado dia 27 de mês de Agosto do ano em curso.

Na altura o alto comissariado para peregrinação aos lugares sagrados do islão, anunciou que dois peregrinos guineenses acabaram por perder a vida durante a estada na cidade santa de Meca.

A peregrinação é o quinto pilar da religião islâmica e deve ser feita pelo menos uma vez na vida por todos os muçulmanos adultos. Anualmente, mais de dois milhões de muçulmanos fazem a peregrinação a Meca, segundo os dados disponíveis.

Meca é uma cidade santa, a mais sagrada do islão situada na Arábia Saudita.

Por: Alison Cabral

 

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu