SECO DUARTE NHAGA ELEITO PRESIDENTE DA RENAJ

SECO DUARTE NHAGA ELEITO PRESIDENTE DA RENAJ

A Rede Nacional das Associações Juvenil da Guiné-Bissau (RENAJ), tem a partir deste sábado, 02 de fevereiro de 2019, um novo presidente, para próximo três anos.

Trata-se de Seco Duarte Nhaga, que obteve 32 votos à favor, contra 31 vdo presidente cessante da RENAJ, Gueri Gomes Lopes, tendo sido registado um voto nulo, num universo de 64 delegados que participaram na oitava Assembleia-geral da organização juvenil, que teve este sábado em Bissau.

Duarte Nhaga que até aqui era o secretário-geral da RENAJ, vai agora liderar a organização juvenil com o projeto- “Por Um Novo Compromisso”, que define como princípios fundamentais: Autodeterminação, Inalienabilidade, Liberdade e Transparência e Justiça.

Nas primeiras declarações, o jovem presidente afirma que a vitória significa uma nova etapa na vida da organização e pede a colaboração da juventude para mudar a maior rede juvenil da Guiné-Bissau.

“Hoje testemunhamos neste auditório uma nova etapa no percurso da RENAJ, mas para esta nova fase precisa da vossa colaboração das organizações filiadas na rede, para a transformação dentro da organização”, argumentou Duarte Nhaga.

Nhaga que fez a formação de enfermagem na Escola Nacional de Saúde e neste momento está no quarto de curso de direito na Faculdade Direito de Bissau, diz que o sonho é ver a juventude guineense a contribuir positivamente no processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Visivelmente satisfeito com a sua designação, Nhaga, ambiciona transformar a RENAJ numa instituição de voluntariado profissional, reconhecida nacional e internacionalmente, e que representa as legitimas aspirações de jovens guineenses, até 2022.

Na sua intervenção, o presidente cessante, Gueri Gomes Lopes, assegura que o processo eleitoral foi justa, livre e transparente, contudo afirma que a RENAJ estará sempre na vanguarda sobretudo tendo Seco Duarte Nhaga, como líder.

O momento marcante da assembleia foi forte abraços entre os dois após anúncio dos resultados pelo presidente da comissão eleitoral, que permitiu aplausos dos delegados e dirigentes da RENAJ na sala.

A oitava Assembleia-geral da organização juvenil contou com a presença do presidente do Movimento da Sociedade Civil guineense, Fodé Caramba Sanha.

De salientar que a análise aos relatórios da atividade é contas da direção cessante ficou adiada para um encontro ainda sem data, assim decidiu os delegados.

Por: Alison Cabral

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu