ROUBADO EQUIPAMENTO DE CONSERVAÇÃO DE CADÁVERES NO PRINCIPAL HOSPITAL DA GUINÉ-BISSAU

ROUBADO EQUIPAMENTO DE CONSERVAÇÃO DE CADÁVERES NO PRINCIPAL HOSPITAL DA GUINÉ-BISSAU

O diretor do Hospital Simão Mendes, a principal unidade hospitalar da Guiné-Bissau, disse esta quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019, que foram roubadas peças do equipamento que garante a conservação de cadáveres, bem como danificados os cabos elétricos da unidade de queima de lixo hospitalar.

De acordo com Agostinho Semedo, o roubo, que ocorreu hoje de madrugada, aconteceu apesar de existir uma esquadra da polícia dentro hospital e ainda com elementos de segurança nos portões de acesso, levando à surpresa do diretor do hospital.

“Parece-me que a polícia não anda a fazer o seu trabalho”, declarou Agostinho Semedo, à Lusa, acrescentando que já solicitou o apoio às Forças Armadas para, de vez em quando, enviarem alguns agentes ao hospital na sua ação de patrulhamento à cidade de Bissau.

Os assaltantes levaram do interior um compressor incorporado numa câmara de conservação de corpos (defuntos) que o hospital recebeu para instalar na unidade de anatomia patológica, explicou o diretor do Simão Mendes.

A câmara tem capacidade para guardar quatro corpos. O equipamento, que ainda não foi instalado, foi fornecido ao país pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

“Esse equipamento também irá servir para conservação de órgãos humanos e ainda permitir ao hospital fazer uma autópsia mais competente”, acrescentou Agostinho Semedo.

Neste momento, o hospital conta com uma sala de conservação de cadáveres, mas com menos equipamentos em comparação com a unidade alvo do assalto, precisou o médico.

O diretor do Simão Mendes indicou igualmente que foram cortados e danificados, durante o assalto, os cabos elétricos que garantem a corrente da unidade de queima de lixo e resíduos hospitalares.

In lusa

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu