RENAJ QUER MAIOR REPRESENTAÇÃO DA JUVENTUDE NO PARLAMENTO GUINEENSE

RENAJ QUER MAIOR REPRESENTAÇÃO DA JUVENTUDE NO PARLAMENTO GUINEENSE

A Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau (RENAJ) quer que a juventude guineense ocupe um lugar significativo no parlamento após as próximas legislativas marcadas para 18 de novembro.

A ideia da referida organização foi tornada publica esta quarta-feira (05.09) pelo seu presidente Gueri Gomes Lopes, que falava em conferência de imprensa realizada na sede da organização em Bissau.

Na ocasião, Gueri Gomes, sustentou que a RENAJ estará atento com as listas dos nomes que os partidos vão emitir a cargo de deputados em diferentes círculos do país.

“Ao longo do período em que será preparada as listas através dos partidos políticos para apresentar ao Supremo Tribunal como candidatos a deputados da Guiné-Bissau, a RENAJ através do conselho científico e unidade de estudos e pesquisa, quer deixar bem claro que vai estar atenta a listas que serão entregues e através delas, irá fazer uma análise em termos estatísticos para averiguar em cada partido como está representado a participação dos jovens que serão candidatos a deputado e ainda qual a probabilidade de serem eleitos” afirma Gueri Gomes Lopes.

Se a juventude tiver maior representação no parlamento nas próximas legislativas o país vai conhecer uma legislatura diferente de todas as outras, referiu Gueri Gomes.

Na opinião de Gueri, a juventude está atualmente mais preparada para discutir e emitir opiniões favoráveis para o desenvolvimento do país.

“Quando se fala na nova dinâmica no espaço da tomada de decisão, quando se fala num espaço onde se pode debater ideias, sem querer pôr em causa os mais velhos e aqueles que trabalham para a Guiné-Bissau, a juventude está preparada hoje mais de que nunca, porque quer a nível académico e profissional os jovens são a esmagadora maioria e ainda têm a capacidade de discutir os problemas do país, daí que se questiona como vamos continuar com parlamento sem a representação juvenil” argumentou Gomes Lopes.

A ocasião serviu para Gomes, apelar aos jovens de todos os partidos políticos do país para serem unanimes e atentos com as listas que serão emitidas pelos partidos políticos nos diferentes círculos.

“Este momento serve também para a RENAJ lançar um apelo a todas as organizações juvenis e a todos os jovens em particular para estarmos unidos, para sermos unânimes em conhecer no nosso bairro, no nosso círculo como estão representados candidatos que os partidos mandam para votarmos, para vermos a lista que os partidos mandam como está representado a juventude, porque a participação da juventude e a inclusão é um desafio contemporâneo, e para tal todos os estados devem assumi-lo e hoje se fala da consolidação da democracia, não se pode falar dela sem a juventude. Como se sabe na presente legislatura que foi prorrogada não temos representação de nenhum jovem” vincou Gueri Gomes Lopes.

Por: Plácido Cumere e Edgar Carlos Pires

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu