RECENSEAMENTO ELEITORAL NA GUINÉ-BISSAU PROLONGADO POR MAIS 15 DIAS

RECENSEAMENTO ELEITORAL NA GUINÉ-BISSAU PROLONGADO POR MAIS 15 DIAS

O Governo da Guiné-Bissau decidiu prolongar por mais 15 dias o recenseamento eleitoral, que devia terminar hoje, para as eleições legislativas, ainda sem data marcada.

“O Governo vem comunicar à população guineense, sobretudo às pessoas com capacidade eleitoral ativa, de que o processo será prorrogado por mais 15 dias a contar da data de 20 de novembro”, refere, em comunicado, o Executivo guineense.

No comunicado, o Governo explica que a decisão visa “conferir ao recenseamento um nível de participação mais aceitável” para garantir um “processo mais justo e transparente”.

As legislativas na Guiné-Bissau estavam marcadas para 18 de novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras levaram a atrasos no início do recenseamento, que acabou por ter de ser prolongado para além da data prevista para a realização das eleições.

O Presidente da Republica, José Mário Vaz, anunciou já que só marcará a nova data das legislativas após o recenseamento estar completo.

Segundo o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), a 13 de novembro estavam recenseados cerca de 552 mil cidadãos eleitores num universo estimado de cerca de 886 mil.

O Governo guineense apela também aos cidadãos eleitores para fazerem o seu recenseamento para participarem nas eleições.

Fonte: Lusa

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu