PRESIDENTE GUINEENSE VIAJOU PARA A NIGÉRIA PARA PARTICIPAR NA CIMEIRA DA CEDEAO

PRESIDENTE GUINEENSE VIAJOU PARA A NIGÉRIA PARA PARTICIPAR NA CIMEIRA DA CEDEAO

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, viajou hoje para a Nigéria para participar, no sábado, em Abuja, na 54.ª cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Nesta deslocação, o chefe de Estado irá participar em reuniões dos representantes permanentes junto da CEDEAO do Conselho de mediação e paz e da reunião do conselho de ministros para análise dos documentos submetidos aos chefes de Estado”, refere, em comunicado à imprensa, a Presidência guineense.

José Mário Vaz viajou para Abuja um dia depois de ter marcado as eleições legislativas para 10 de março. O escrutínio deveria ter ocorrido a 18 de novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras obrigaram ao seu adiamento.

Na semana passada, uma missão ministerial da CEDEAO, organização que está a mediar a crise política que o país vive desde 2015, pediu para que as eleições legislativas na Guiné-Bissau fossem marcadas até à cimeira de Abuja e que fossem realizadas até ao final de janeiro.

No entanto, depois de ouvir o Governo e os representantes dos cerca de 50 partidos políticos existentes no país, o Presidente guineense decidiu marcar as eleições para 10 de março, uma das datas propostas pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, eque quase todas as formações políticas defenderam.

Em Abuja, os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO vão analisar, entre outros assuntos, a situação política na Guiné-Bissau, que também vai realizar presidenciais este ano, bem como o ciclo eleitoral previsto em vários países da comunidade.

O Togo realizou eleições parlamentares na quinta-feira e em fevereiro, a Nigéria e o Senegal vão ter eleições presidenciais.

José Mário Vaz deverá regressar ao país ainda no sábado.

Fonte: Lusa

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu