PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU EXPRESSA CONDOLÊNCIAS PELO FALECIMENTO DE ROBERT MUGABE

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU EXPRESSA CONDOLÊNCIAS PELO FALECIMENTO DE ROBERT MUGABE

O Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz endereçou esta sexta-feira, 06 de setembro de 2019, uma mensagem de condolências ao seu homólogo Presidente da República do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa pelo falecimento do antigo Presidente daquele país, Robert Mugabe.

De acordo com a mensagem, “foi com tristeza que tomamos conhecimento do desaparecimento físico do antigo Presidente da República de Zimbabwe, Robert Mugabe, pai e fundador da nação zimbabueana”.

“Neste momento difícil, o nosso pensamento está com a família do malogrado, a quem, por via da presente, endereçamos as nossas mais sentidas condolências”, acrescenta a mensagem.

O ex-Presidente do Zimbábue Robert Mugabe morreu esta sexta-feira aos 95 anos, cerca de dois anos após renunciar ao cargo que ocupou durante 37 anos.

A notícia foi avançada pela BBC, que citava fonte da família, e mais tarde confirmada pelo atual líder do país, Emmerson Mnangagwa através do Twitter.

O líder político lutava contra a doença e estava internado num hospital em Singapura desde abril.

Mugabe nasceu em 21 de fevereiro de 1924. Na década de 1970 liderou uma campanha de guerrilha contra o Governo da ex-colónia britânica.

Em 1979, a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher anunciou que o Reino Unido reconheceria oficialmente a independência da Rodésia, como era designado naquela altura o país.

Mugabe foi eleito primeiro-ministro no ano seguinte.

Mugabe governou o Zimbábue com mão de ferro desde a independência, em 1980, até ser forçado a renunciar sob pressão dos militares e do seu partido, em 2017. Emmerson Mnangagwa, um ex-aliado, assumiu o Governo de Mugabe.

Por: redação

Fonte: Lusa

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

This Post Has One Comment

  1. Saudações para todos
    Meu nome: sene Galiça
    A tema sobre aguda Angola
    Aguda e sempre bem vinda, os nossos políticos não precisa de ajuda nenhuma pra enganar o mundo, alhas sao milionários e etc…..
    Esse aguda teríamos que gastar em escolas, hospitais, inergia elétrica, e terras planagem – água potável, saniamento, e águas pluviais.
    Sem olhar para esses ninguém que seja….
    Com isso tudo feito concertesa vai aguda muita gente. Muito obrigado até
    a próximaa.
    Sene Galiça

Deixe uma resposta

Close Menu