PM da Guiné-Bissau na ONU para pedir desbloqueio de fundos para eleições

PM da Guiné-Bissau na ONU para pedir desbloqueio de fundos para eleições

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, vai intervir na reunião do Conselho de Segurança da ONU para pedir à comunidade internacional para acelerar o desbloqueamento de fundos para as legislativas no país, disse hoje fonte do seu gabinete.

Segundo a mesma fonte, Aristides Gomes chegou a Nova Iorque na segunda-feira e vai intervir quinta-feira na reunião do Conselho de Segurança sobre a Guiné-Bissau.

No seu discurso, o primeiro-ministro guineense vai falar sobre os preparativos para as eleições legislativas, marcadas para 18 de novembro, e pedir para que o financiamento prometido pela comunidade internacional seja rapidamente disponibilizado pata que o escrutínio se realize na data prevista.

Outro assunto a abordar pelo primeiro-ministro guineense no Conselho de Segurança da ONU, segundo a mesma fonte, será o pacto de estabilidade, a ser assinado entre os principais atores políticos do país.

Aristides Gomes, que regressa sexta-feira à Guiné-Bissau, deverá também reunir-se com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

A Guiné-Bissau tem eleições legislativas marcadas para 18 de novembro, mas vários partidos políticos têm manifestado alguma incerteza quanto à realização do escrutínio naquela data.

O recenseamento eleitoral foi oficialmente lançado pelo primeiro-ministro na quinta-feira, mas na prática não começou devido à falta dos kits’ para registo biométrico dos eleitores.

Lusa

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu