PEDRO DA COSTA: “SÓ COM CONHECIMENTO CIENTÍFICO QUE PODEMOS CONSTRUIR O FUTURO DO NOSSO PAÍS”

PEDRO DA COSTA: “SÓ COM CONHECIMENTO CIENTÍFICO QUE PODEMOS CONSTRUIR O FUTURO DO NOSSO PAÍS”

O reitor da Universidade guineense, Colinas Boé, defendeu esta quarta-feira, 23 de janeiro de 2019, uma maior aposta dos guineenses no conhecimento científico para mudar o país e garantir o futuro melhor para a Guiné-Bissau.

Pedro da Costa, falava na cerimónia da inauguração de biblioteca da própria universidade em homenagem ao falecido “Fafali Koudawo”, na qual fez lembrar as autoridades guineenses que é fundamental apostar e investir no ensino superior no país.

“É através do conhecimento científico, é através das universidades que podemos construir o futuro do nosso país, mas, esse futuro depende, única e exclusivamente dos nossos esforços, porque os homens dotados de conhecimentos científicos são verdadeiramente alavanca que o nosso país precisa”, vincou Costa.

Costa entende que investir no ensino superior para formar os novos quadros significa acreditar no desenvolvimento da Guiné-Bissau e esperança num futuro melhor para o país e o povo guineense.

Na sua curta declaração, Costa apelou aos jovens estudantes a aprender não só com livros ou nas universidades, mas também com a experiência da vida quotidiana.

De referir que além da inauguração da biblioteca, a cerimónia serviu para assinalar o quarto ano do desaparecimento físico de “Fafali Koudawo”, que foi reitor da Universidade Colinas de Boé e que morreu a 23 de janeiro de 2015, em Bissau.

Koudawo chegou a Bissau no início da década de 90, foi investigador sénior no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa e em 2004, juntamente com João José Silva Monteiro, lançaram a primeira universidade privada na Guiné-Bissau, “Colinas de Boé”.

Fundada em 10 de Dezembro de 2008, um pouco antes da criação da Universidade Amílcar Cabral (UAC), a única Universidade Pública do país.

A Universidade “Colinas de Boé” lecciona vários cursos, entre quais podemos destacar Administração, Contabilidade, Gestão, Direito, Marketing e Comercio Internacional, História e Geografia e a Sociologia.

Por: Alison Cabral

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu