PARCEIROS INTERNACIONAIS CONFIANTES NA ESTABILIZAÇAO DA GUINE-BISSAU

PARCEIROS INTERNACIONAIS CONFIANTES NA ESTABILIZAÇAO DA GUINE-BISSAU

O presidente da Configuração para a Guiné-Bissau na Comissão das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (PBC- GB), assegurou esta quarta-feira (25.07), que os parceiros internacionais do país, estão com interesse na estabilidade sociopolítica da Guiné-Bissau.

O Embaixador Mauro Vieira, que chegou a capital guineense (Bissau) esta terça-feira (24.07), para obter informações em primeira mão sobre a situação política no país e a implementação do Acordo de Conacri, já avistou-se com o líder do parlamento, Cipriano Cassama e os partidos políticos no hemiciclo.

Em declarações à Rádio Jovem, Mauro Vieira, revela que há sinais positivos na classe política após a formação do atual executivo do consenso.

“Quando volto e antes mesmo de relatar ao Conselho da Segurança, reunirei com a comissão da consolidação da paz para relatar os resultados da minha visita e receber também as sugestões sobre o relatório que vou apresentar, portanto eu acho que há sinais importantíssimos porque existe um governo de inclusão, o parlamento está a funcionar e a data para as eleições legislativas”, argumentou Vieira.

Para além desses encontros, o diplomata brasileiro vai encontrar-se com os organismos encarregados da organização das eleições, a sociedade civil, os parceiros internacionais do país e o Chefe de Estado, José Mário Vaz esta quinta-feira (26.07), segundo apurou a Rádio Jovem junto de uma fonte oficial.

Na sua curta declaração a nossa estação emissora, Vieira, realçou os trabalhos que estão a ser feitas para a realização das eleições legislativas do Novembro próximo pelas autoridades governamentais.

Em Fevereiro último, o Presidente da PBC-GB anunciou o apoio do Fundo de Consolidação da Paz (PBF) à Guiné-Bissau através da aprovação de seis novos projectos para a Guiné-Bissau, totalizando 7,3 milhões US $, a serem implementados entre Janeiro de 2018 e Junho de 2019. Esses projectos fazem parte da assistência das Nações Unidas ao país.

Por: Alison Cabral
Fonte: ONU

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu