ONU ESPERA ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU EM AMBIENTE DE PAZ

ONU ESPERA ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU EM AMBIENTE DE PAZ

As Nações Unidas esperam que as eleições legislativas na Guiné-Bissau de domingo decorram em paz e de forma pacífica, disse hoje o representante especial do secretário-geral da ONU para a África Ocidental, Mohamed Ibn Chambas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, está pessoalmente a acompanhar o processo eleitoral para as legislativas de domingo, porque se preocupa muito com a Guiné-Bissau e tem uma grande expectativa de que as eleições decorram num ambiente de paz e que todos os cidadãos recenseados possam exercer o seu direito de voto”, afirmou Mohamed Ibn Chambas.

O representante especial do secretário-geral da ONU para a África Ocidental falava aos jornalistas depois de um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz, com quem esteve reunido para trocar informações sobre o processo eleitoral em curso para as legislativas de domingo no país.

Mohamed Ibn Chambas chegou hoje a Bissau para contactos com as autoridades guineenses, sociedade civil e partidos políticos, devendo terminar a visita ao país no sábado.

Segundo o representante, o que a ONU espera da Guiné-Bissau é que “possa atingir outro patamar” com as eleições legislativas de domingo, salientando que encontrou uma atmosfera pacífica e uma campanha eleitoral sem incidentes.

“Esta é uma oportunidade de a Guiné-Bissau mostrar ao mundo que o país é capaz de conduzir eleições pacíficas, transparentes e credíveis”, disse.

Mais de 761 mil eleitores escolhem domingo os novos representantes do parlamento do país, entre os candidatos de 21 partidos políticos que se apresentaram às eleições.

Fonte: Lusa

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu