ONU COMPREMETE-SE EM IMPLEMENTAR OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL NA GUINÉ-BISSAU

ONU COMPREMETE-SE EM IMPLEMENTAR OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL NA GUINÉ-BISSAU

As Nações Unidas (ONU) comprometem-se em apoiar o executivo guineense no esforço para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no país (ODS), anunciou esta quinta-feira, 04 de Outubro de 2018, o representante Especial Adjunto do Secretário-geral da ONU no país.

Segundo David Mclachlan-Karr, as Nações Unidas são um parceiro chave do governo guineense, e alerta, no entanto, que não podem, de forma isolada, ajudar o país a enfrentar os desafios que lhe se colocam, e que isso se faz mediante dados fiáveis e acessíveis que demonstram que a Guiné-Bissau pode implementar os 8 objetivos de desenvolvimento.

Discursando no seminário da “Aceleradores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, Mclachlan-Karr lembra que agenda 2030 de desenvolvimento convida todos os atores a trabalhar em conjunto para promover a paz, o crescimento económico inclusivo, desenvolvimento social e proteção do ambiente para todos.

“Quero afiançar-vos que a Guiné-Bissau não está sozinha na luta contra a pobreza. Para nós, Nações Unidas, ficar de fora dessa luta não é uma opção, posto que o desenvolvimento sustentável está no centro da intervenção do sistema das Nações Unidas para o desenvolvimento”, vincou Mclachlan-Karr.

O encontro promovido pela Coordenação do Sistema das Nações Unidas em parceria com o governo, num dos hotéis da capital, Bissau visa simplesmente ajudar o país a identificar os aceleradores e multiplicadores existentes ao nível nacional, bem como as áreas prioritárias para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Presidindo a cerimónia da abertura dos trabalhos, o Secretario de Estado do Plano e Integração Regional, Humiliano Alves Cardoso sublinhou que, no cumprimento do engajamento assumido desde 2015, o governo guineense realizou séries de atividades que culminaram com a elaboração de um comité técnico de matriz de resultados do ODS.  

De referir que seminário decorreu no âmbito do programa de visitas de uma delegação regional da especializada na integração, aceleração e apoio a políticas em matéria de desenvolvimento sustentável, e que está no país desde esta segunda-feira, a pedido do Gabinete de Coordenação do Sistema das Nações Unidas, para ajudar a identificar as áreas prioritárias de apoio conjunto aos esforços do governo na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no país até 2030.

O exercício em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contou com participantes de instituições públicas, sociedade civil, setor privado, Nações Unidas, entre outros atores relevantes. É o pontapé de saída para a preparação de um programa completo que visa lançar no país uma resposta coerente e integrada do sistema de desenvolvimento da ONU para a implementação da Agenda 2030, em colaboração com o governo da Guiné-Bissau.

Como parte do programa da delegação, decorrem, durante toda esta semana, uma série de consultas com as autoridades nacionais, agências, fundos e programas das Nações Unidas, organizações da sociedade civil, doadores e outros parceiros de desenvolvimento, sobre as perspetivas do país face ao cumprimento dos ODS.

Por: Alison Cabral

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu