OCTÁVIO LOPES DECLARA APOIO À DIRECÇÃO DO PAIGC

OCTÁVIO LOPES DECLARA APOIO À DIRECÇÃO DO PAIGC

O antigo ministro e chefe do Gabinete do Presidente da República, Octávio Lopes, reiterou esta quinta-feira na sua página oficial no facebook a sua total disponibilidade em apoiar e acompanhar a atual direcção do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), liderada por Domingos Simões Pereira.

“Reitero a minha inteira disponibilidade para apoiar e acompanhar a direcção liderada pelo camarada Domingos Simões Pereira, em tudo quanto a mesma que modestamente possa contribuir para a defesa e promoção dos superiores interesses do povo guineense e do nosso partido”, declarou Lopes na sua página oficial no facebook.

Igualmente jurista e advogado, diz que tinha intenção de candidatar à liderança do PAIGC com uma Moção de Estratégia Global no IX Congresso do partido, mas acabou por desistir da sua candidatura.

“No contexto em que o congresso estava a ser realizado, reconheci que não existiam condições objectivas por um lado, e por outro, que a unidade de propósitos do partido era mais importante do que as nossas diferenças”, observou o dirigente do PAIGC.

De referir que Simões Pereira, de 55 anos, foi reeleito no domingo passado líder do PAIGC, no IX congresso do partido, onde Octávio Lopes foi também reconduzido como membro do comité central e do Bureau Político do partido (agora como suplente).

Simões Pereira, que era o único candidato à sua própria sucessão, obteve 1.113 votos a favor, três contra, num universo de 1.135 delegados que votaram. Noventa e seis delegados inscritos não compareceram ao congresso e 16 abstiveram-se.

Este congresso que foi palco de polêmicas ao ponto de só se iniciar com um dia de atraso, decorreu sob o lema” Unidade, Disciplina, Progresso e Desenvolvimento.

// Alison Cabral

 

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu