LÍDER DO PARLAMENTO PEDE PAZ E ENTENDIMENTO ENTRE OS MUÇULMANOS

LÍDER DO PARLAMENTO PEDE PAZ E ENTENDIMENTO ENTRE OS MUÇULMANOS

O líder do Parlamento da Guiné-Bissau, pediu esta sexta-feira (15.06) os líderes religiosos muçulmanos para não permitir a política imiscuir nos assuntos da comunidade islâmica da Guiné-Bissau, numa alusão às divergências sobre a reza que assinala o Ramadão, mês de Jejum dos muçulmanos.

O fim do Ramadão ou Ide Al Fitr devia ser uma festa de comunhão e de harmonia entre os fiéis muçulmanos, mas esta divergência leva a que a data se comemore em alturas diferentes.

Perante o cenário, Cipriano Cassama, de confissão muçulmana, pediu paz para o país, concórdia e entendimento entre os muçulmanos.

“Eu enquanto filho da região muçulmano, sou quero a paz e a confiança entre nós, porque, não devemos permitir que a política a atrapalhar os assuntos religiosos. Por isso, é importante unirmos, todos (os muçulmanos) neste dia da reza”, disse Cassama.

Apesar destas divergências, o executivo guineense informou ontem a noite, através de um comunicado, que sexta-feira é feriado para assinalar a festa do Ramadão.

Aos jornalistas momentos depois da reza no largo da Câmara Municipal de Bissau, Cassama, diz que chegou o momento de todos guineenses, nomeadamente, a classe politica unir para tirar o país da difícil situação.

“Não queremos mais na Guiné-Bissau convulsões ou sobressaltos para termos confiança entre nós guineenses. Pedirmos a Deus que nos traga a paz definitiva no país, numa ação consolidada para existir confiança”, vincou Cassama.

Ladeado de alguns líderes da comunidade muçulmanos, o líder do hemiciclo guineense, pediu ao Chefe de Estado, José Mario Vaz, no sentido de colaborar para a estabilização e desenvolvimento socioeconómico da Guiné-Bissau.

De referir que um muçulmano orienta-se pelo calendário lunar, calendário composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias, ao contrário do calendário do mundo ocidental que é gregoriano ou solar e que tem 365 dias.

O Ide Al Fitr é uma festa que assinala o fim dos 30 dias do mês de Ramadão e geralmente é marcada pela reza de manhã, almoço, visitas e trocas de prendas entre os familiares muçulmanos.

Por: Alison Cabral

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu