JOSÉ MÁRIO VAZ APELA AOS MILITARES A MANTEREM-SE ”EQUIDISTANTES DAS QUERELAS POLÍTICAS”

JOSÉ MÁRIO VAZ APELA AOS MILITARES A MANTEREM-SE ”EQUIDISTANTES DAS QUERELAS POLÍTICAS”

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, exortou aos militares guineenses a continuarem a manter-se ”equidistantes das querelas políticas”, reservando-se a sua função constitucional de garante de integridade territorial e da segurança coletiva.

Esta terça-feira, 09 de Janeiro de 2019, no tradicional cumprimento do ano novo às instituições da República, o chefe de Estado reafirmou o seu apoio e encoraja as chefias militares a continuarem a submeter-se às orientações políticas para manter o clima da paz civil e segurança interna que hoje o país desfruta.“Quero aproveitar esta ocasião para deixar uma palavra de profunda gratidão as nossas forças de defesa e de segurança que trabalharam arduamente ao longo destes quatro e seis meses para manter o clima da paz civil e segurança interna que hoje desfrutamos no país. E, igualmente a contingente militar de ECOMIB” disse. Durante a sua longa intervenção no Palácio da Republica, Mário Vaz pediu o entendimento entre atores políticos para permitir que as eleições legislativas possam ser realizadas a 10 de Março de 2019.

A Guiné-Bissau vive uma crise política desde a demissão, em Agosto de 2015, por José Mário Vaz, do então Governo liderado por Domingos Simões Pereira, Presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, vencedor das legislativas de 2014).

Em Abril de 2018 foi alcançado um consenso para a nomeação de Aristides Gomes como primeiro-ministro com o objetivo de organizar eleições legislativas a 18 de Novembro, posteriormente adiadas para o dia 10 de Março de 2019 devido às dificuldades financeiras e técnicas, que atrasaram o início do recenseamento eleitoral.

Por: Alison Cabral 


Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu