JOMAV VAI CHAMAR O PAIGC PARA FORMAR GOVERNO

JOMAV VAI CHAMAR O PAIGC PARA FORMAR GOVERNO

O Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz promete respeitar a constituição da república, chamando o Partido Africano de Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) a formar o novo governo resultante das eleições legislativas de 10 de março último.

A garantia foi transmitida à imprensa esta sexta-feira, 14 de março de 2019, pela segunda-vice-presidente do PAIGC, Odete Semedo, a saída de uma audiência com Presidente guineense, na qual revela que o José Mário Vaz está consciente da sua responsabilidade enquanto primeiro magistrado da nação.

“Foi um momento para ele (José Mário Vaz) garantir ao PAIGC que vai seguir escrupulosamente o que a lei diz e que há vários rumores, mas que ele está consciente das suas prerrogativas constituições”, disse.

Questionado pela imprensa se o partido foi pedido para indicar um nome para futuro primeiro-ministro, Semedo diz que o Presidente garantiu que seguir os tramites legais passo a posso após auscultação com os partidos com assento no parlamento.

Aos jornalistas, Semedo revela que resta agora o partido aguardar com paciência para o que o Chefe de Estado chame do PAIGC que foi votado maioritariamente para entregar o nome do novo primeiro-ministro.

Durante audição com o Presidente guineense, Semedo esteve acompanhado pelo terceiro vice-presidente, Califa Seide e o secretario geral do PAIGC, Aly Hijazi.

Três meses depois do escrutínio, o Chefe de Estado ainda não nomeou novo governo resultante das eleições, alegando o impasse que existe para a eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular.

Por: AC

Deixe uma resposta

Close Menu