JOMAV: “O ACORDO DE CONAKRY FOI CITADO POR TODOS E LIDO POR POUCOS”

JOMAV: “O ACORDO DE CONAKRY FOI CITADO POR TODOS E LIDO POR POUCOS”

O Presidente da República, José Mário Vaz, afirmou no passado domingo que o documento assinado em dezembro pelos partidos políticos com assento parlamentar denominado Acordo de Conakry foi citado por todos e lido por poucos.

José Mario Vaz, discursava na cerimônia da celebração de 44 anos da independência da Guiné-Bissau na cidade de Gabú leste do país, sob lema, ˝Juntos pela soberania, em busca de soluções nacionais para o desenvolvimento˝onde disse que o ˝Acordo de Conakry não faz menção do nome de um primeiro-ministro escolhido por consenso entre as partes.

A Celebração de 44 anos da independencia,foi marcado com a demonstração de desfile militar de diferentes unidades do país, animados pela banda musical das forças armadas, paramilitares, ministério da Agricultura, ministério das pescas, sectores que compõem região de Gabu e associação das Mulheres denominados ˝Mao na Lamaˮ entre outras.

Na ocasião, o Chefe de Estado Guineense, explicou que escolheu Umaro Sissoco Embaló para chefiar governo, porque é único dos três nomes propostos que obteve o consenso de mais de 50 por centos dos deputados.

O passado continua a ensombrar o presente, devido à falta de entendimento e de comprometimento para com o país, até ao ponto de muitas das vezes transferirmos as nossas responsabilidades no sentido de confiarmos mais nos outros lá fora do que em nós próprios cá dentro e chegados a este ponto, não se pode manter mais o ˝status quoˮ, tendo em consideração os resultados internos empreendidos pelo grupo das mulheres.

Nesse sentido, segundo José Mário Vaz, é chegado a hora do Presidente da República reunir todas as partes no fórum próprio para pôr fim ao bloqueio institucional que paralisou o país durante dois anos.

//RJ

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu