TOMBALI

Cidade Catió

Slider

A Região mais a sul do continente da Guiné-Bissau é Tombali, com capital na cidade de Catió. O isolamento a que está votada esta Região conduz-nos a paisagens verdejantes onde imperam os mangais junto aos imensos braços de rios, os campos de arroz, embondeiros, palmeiras (Elaeis guineensis) e o seu óleo de palma, as florestas primárias e, na sua zona mais interior, as
savanas.

Saindo de Bissau, segue-se no sentido de Mansôa, Bambandinca, Quebo e depois até Mampata. Para aqui chegar de carro ruma-se a sul, numa viagem de 258 Km, sendo os últimos 60 Km em estrada de terra em mau estado. Esta região está dividida em quatro setores: Catió, Bedanda, Cacine e Quebo.

Parque Nacional das Florestas de Cantanhez
Nota introdutória: Para viajar de Bissau para Cantanhez deverá utilizar um jipe ou um carro suficientemente alto para conseguir fazer a parte final da picada, entre Guiledje e Iemberem, que se encontra em muito mau estado.
Aconselhamos também que esteja alguém à espera em Guiledje para acompanhar o resto da viagem pois há várias bifurcações na picada e uma ausência total de placas indicativas.

A sudeste de Catió e ao longo da fronteira com a Guiné Conacri, situa-se o Parque Nacional das Florestas de Cantanhez. Este Parque é delimitado a noroeste pelo rio Cumbijã, a leste e sudoeste pelo rio Cacine, a norte pelos rios Balana e Balanazinho e a sudoeste pelo Oceano Atlântico. É um dos ex libris da Guiné-Bissau com cerca de 1057 Km² de matas. Pela sua densidade florestal e preservação é um dos nove sítios naturais mais importantes do ponto de vista da biodiversidade na Guiné-Bissau e para o World Wild Fund (WWF) é uma das duzentas eco regiões mais relevantes a nível mundial. Estão aqui identificadas cerca de 207 plantas, mais de 30 espécies de mamíferos e cerca de 40 espécies de peixes.

Fonte: ONG Afectos com letras

FAQ      |      TERMOS E CONDIÇÕES      |      ORGANIGRAMA      |      ÉTICA JORNALÍSTICA      |      CONTACTO      |      CONHEÇA A GUINÉ-BISSAU      |     NOTÍCIAS

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU
Close Menu