CACHEU

Cidade Cachéu

Slider

A Região de Cachéu tem cerca de 185 000 habitantes e fica situada na parte noroeste do país. Rodeada por mar e por rias, esta região é atravessada pelo Rio Cachéu, um dos mais importantes da Guiné-Bissau e é composta pelos setores de Cachéu (capital de Região), Canchungo, Caió, Bula, Bigene e São Domingos.

CIDADE DE CACHEU
Esta cidade fica a sensivelmente 100 Km de Bissau, percorridos numa estrada alcatroada e em estado razoável. Quando aqui chegamos somos transportados no tempo até aos séculos do tráfico de escravos e às feitorias.
Cachéu foi capital no tempo colonial e, segundo os historiadores, a primeira feitoria portuguesa daquela que é, nos dias de hoje, a Guiné-Bissau. Criada em 1588, foi o centro de comércio de escravos e ali nasceu em maio de 1656 a Companhia de Cachéu e Rios.

Em 1879, com a criação da província da Guiné Portuguesa, deixa de estar sob a dependência de Cabo Verde.

VARELA
Varela encontra-se a 175 Km da capital, Bissau. Chegando a São Domingos, e em vez de seguir a estrada alcatroada para o Senegal, entra-se numa picada de 53 Km que nos leva à praia continental mais bonita da Guiné-Bissau. A
estrada, embora não esteja nas melhores condições, vale a pena pela paisagem de floresta densa em algumas partes, de bolanhas noutras, passando por alguns palmares e sendo possível cruzar macacos, vacas, ratos palmistas (Xerus erythropus), além de algumas Tabancas, aqui e ali a
rodear a estrada.

A 12 Km de Varela atravessa-se a população de Susana onde é possível ver alguma vida, um pequeno quartel, um centro de saúde e uma Missão Católica há muitos anos ali instalada. É também nesta estrada que existe uma pitoresca ponte de madeira, em funcionamento até o início de 2015, e que agora foi substituída por uma outra de ferro, feita mesmo ao lado, sem qualquer cuidado estético mas com segurança reforçada.

Varela é uma longa avenida de terra batida, com casas de um lado e do outro que nos leva até ao mar. Esta região, predominantemente habitada por Felupes (etnia guerreira por excelência e que domina também na região de Casamansa) fica a pouca distância do Senegal, de que está separada por um estreito braço de mar.

Fonte: ONG Afectos com letras

FAQ      |      TERMOS E CONDIÇÕES      |      ORGANIGRAMA      |      ÉTICA JORNALÍSTICA      |      CONTACTO      |      CONHEÇA A GUINÉ-BISSAU      |     NOTÍCIAS

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU
Close Menu