BOLAMA

Cidade Bolama

Slider

Administrativamente, a região de Bolama-Bijagós encontra-se dividida em quatro setores: Bolama, Bubaque, Caravela e Uno. Em cada um deles encontra-se um administrador de setor e há um Governador-geral para toda a região que se encontra em Bolama.

ILHA DE BOLAMA
Esta Ilha, que tem uma cidade com o mesmo nome, é a capital do setor de Bolama e do Arquipélago dos Bijagós.

Contexto histór ico
A Ilha de Bolama desanexou-se do Arquipélago de Cabo Verde no ano de 1879 e tornou-se a primeira capital da Guiné Portuguesa em 19 de Março de 1879. Segundo algumas fontes históricas, Bolama tinha sido anteriormente descoberta e ocupada pelos britânicos que aqui erigiram uma feitoria e que vieram com base nesse facto, reclamar a posse do território. Em 1870, por arbitragem do Presidente dos EUA, Ulysses S. Grant, é dada razão a Portugal, tomando-se em consideração a prova apresentada em juízo, uma placa que
estava submersa com a data da entrada dos portugueses no território anterior à chegada dos britânicos tendo estes últimos desistido assim das suas pretensões sobre Bolama e as zonas adjacentes.

CIDADE DE BOLAMA
A cidade de Bolama tem 21 000 habitantes, uma superfície de 65 Km² e é habitada essencialmente pela etnia Mancanha e alguns Bijagós. A pesca e a agricultura (mancarra, batata, milho, mandioca e caju) são as principais atividades desenvolvidas pela população.

Fonte: ONG Afectos com letras

FAQ      |      TERMOS E CONDIÇÕES      |      ORGANIGRAMA      |      ÉTICA JORNALÍSTICA      |      CONTACTO      |      CONHEÇA A GUINÉ-BISSAU      |     NOTÍCIAS

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU
Close Menu