BISSAU

Capital do país

Slider

Capital do país e do Setor Autónomo de Bissau, é a maior cidade da Guiné-
Bissau. Situada no estuário do Rio Geba, na zona oeste, Bissau é uma cidade rodeada de bolanhas tendo o ponto mais alto 39 m de altitude.

Em 15 de Março de 1692 é fundada pelos portugueses a Capitania de Bissau, subordinada a Cacheu que virá a ser extinta em 1707, altura em que se procede à demolição da fortificação que se encontrava em construção.

Em 1765, dá-se a construção da Fortaleza da Amura no local do anterior projeto e Bissau assume importância no contexto global do país em termos económicos e comerciais, tendo em consideração o seu porto fortificado. Ainda sob dependência administrativa de Cabo Verde, Bissau assume a condição de capital em duas circunstâncias (1836 e 1915), torna-se a capital da colónia em 1942 e capital da Guiné-Bissau já independente em setembro de 1974.

Na década de 50 do século XX, um plano de urbanização cria o atual Bairro de Bissau Velho, num sistema de ruas desenhadas a régua e esquadro que tinha como eixo central a Avenida Amílcar Cabral. Nesta altura instalaram-se aqui os serviços, os comércios, os portugueses e europeus residentes na Guiné-Bissau. Em Bissau, as casas são de um ou dois andares e predomina a arquitetura colonial, com ruas direitas e algumas delas ainda com o sistema de toponímia associado a números.

Bissau é hoje capital e centro do poder político, administrativo e militar da Guiné-Bissau. Segundo os censos de 2009, tem uma superfície de 77,5 Km² e 387,909 habitantes, embora se creia acolher, na realidade, muitos mais. Aqui coabitam cerca de 20 grupos étnicos diferentes dispersos por vários bairros, extremamente populosos, nas zonas limítrofes do centro histórico da cidade, como Santa Luzia, Antula, Caracol, Bairro da Ajuda, Bairro Militar, Bairro do Quelelé ou Bairro Belém. A etnia Papel é originária desta região.

FAQ      |      TERMOS E CONDIÇÕES      |      ORGANIGRAMA      |      ÉTICA JORNALÍSTICA      |      CONTACTO      |      CONHEÇA A GUINÉ-BISSAU      |     NOTÍCIAS

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU

COPYRIGHT ©2018 RÁDIO JOVEM BISSAU
Close Menu