Guiné-Bissau: JOMAV convoca PAIGC para encontro

Guiné-Bissau: JOMAV convoca PAIGC para encontro

O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, convocou o PAIGC para uma reunião amanhã de maneira a pôr fim à crise política que vive o país. Diante desta decisão, os partidos do Colectivo Democrático, que tinham dado até à data de hoje para investir Augusto Olivais como primeiro-ministro, dizem que se tratava de uma mera estratégia de pressão política sobre o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz.

Idrissa Djaló, do Partido da Unidade Nacional (PUN), tinha anunciado, na terça-feira da semana passada, que, caso JOMAV não exonerasse o actual primeiro-ministro até hoje, iria ordenar ao presidente do Parlamento para investir Augusto Olivais como primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Hoje, ainda que não tenha havido nenhuma investidura, Idrissa Djaló, em nome do colectivo de Partidos Democráticos, disse à RFI que a pressão resultou: “Nós estamos na luta política e a luta política passa por pressões políticas. Hoje temos o resultado das nossas pressões: o presidente José Mário Vaz enviou uma carta ao PAIGC”.

Tudo porque o presidente José Mário Vaz, através de um carta, convocou o PAIGC para um encontro amanhã. Neste encontro, o presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, não comparecerá já que se encontra em viagem no estrangeiro.

A comitiva do PAIGC será, por isso, liderada por Carlos Correia, primeiro vice-presidente do PAIGC. O principal objectivo desta reunião será o de, conjuntamente, fazerem uma análise sobre o Acordo de Conacri.

Além disso, é também de realçar que a CEDEAO convidou os líderes dos partidos signatários do Acordo de Conacry para um encontro esta sexta-feira (15/12) no Hotel Hilton em Abuja, na Nigéria, onde no dia seguinte tem lugar a cimeira de chefes de Estado e de governo da CEDEAO, para a qual estes líderes foram igualmente convidados.

//RFI

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu