GUINÉ-BISSAU: BANCOS COMERCIAIS PRETENDEM AUMENTAR FINANCIAMENTO ÀS EMPRESAS

GUINÉ-BISSAU: BANCOS COMERCIAIS PRETENDEM AUMENTAR FINANCIAMENTO ÀS EMPRESAS

O vice-presidente de Associação Nacional dos Profissionais Bancários da Guiné-Bissau, Rómulo Pires, anunciou que os bancos comercias da capital Bissau estão disponíveis no sentido de aumentar o financiamento às pequenas e médias empresas, considerado como setor que mais contribuem para o crescimento da economia do país.

“Nós de fato o que pretendemos é aumentar significativamente o financiamento às pequenas e médias empresas e indústria por serem de fato considerados os sectores que mais contribuem para a alavanca da economia da Guiné-Bissau”, declarou Rómulo Pires.

Embora abrisse a possibilidade de financiar às pequenas e médias empresas, Rómulo Pires revela ainda que a campanha de comercialização da castanha de cajú acaba por ser o sector que mais absolve os fundos bancários, por ser a principal atividade económica da Guiné-Bissau.

Igualmente o diretor geral do Banco da África Ocidental (BAO), Pires falava à imprensa, esta terça-feira, 10 de dezembro, no final de uma reunião entre os diretores dos estabelecimentos bancários e a diretora nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), com objetivo de analisar a situação bancária do país.

Na ocasião, a diretora Nacional BCEAO, Helena Nosoline Embaló, revela que os indicadores da situação bancária da Guiné-Bissau neste momento mostram que é positivo, embora reconheça que ouve ligeira diminuição a nível do crédito concedido.

Em relação aos recursos aos depósitos dos bancos, Nosoline Embaló diz que mantiveram estável e houve até uma melhoria dos fundos próprios dos estabelecimentos bancários.

De acordo com Embaló, um aspeto menos favorável foi a degradação da carteira de crédito, embora ligeira, por isso mesmo o BCEAO convidou os bancos comerciais a redobrarem os esforços no sentido de sanearem os créditos não produtivos.

A reunião decorreu nas instalações da Agência Principal do BCEAO em Brá, Bissau, e contou com a presença de todos os diretores dos bancos comerciais da capital guineense.

Por: Alison Cabral

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu