GUINÉ-BISSAU: BACIRO DJA APOIA DSP NA SEGUNDA VOLTA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

GUINÉ-BISSAU: BACIRO DJA APOIA DSP NA SEGUNDA VOLTA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

O líder da Frente Patriótica da Salvação Nacional (FREPASNA), uma formação política extra-parlamentar, anunciou o seu apoio, na segunda volta do escrutínio eleitoral, ao candidato suportado pelo Partido Africano para Independência de Guiné e Cabo-Verde (PAIGC).

Baciro Dja, que foi o sexto candidato mais votado na primeira volta das eleições presidenciais da Guiné-Bissau, no passado dia 24 novembro, promete ajudar Simões Pereira a alcançar 4% votos na sua base partidária, embora só tenha conseguido 1,28% na primeira volta.

Em conferência de imprensa esta quarta-feira, 11 de dezembro, na sede principal do partido em Bissau, Dja diz que Simões Pereira está mais preparado para assumir a presidência guineense do que o seu adversário Umaro Sissoco Embalo, porque tem mais experiência política.

“Entre os dois irmãos guineenses que vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais, DSP tem mais mérito, porque fez mais percurso político do que o nosso irmão Sissoco Embalo “, justificou Dja.

Segundo Dja, além da experiência política, decidiu apoiar Simões Pereira por causa do PAIGC, porque é uma dolas instituições da Guiné-Bissau com a “cultura de Estado”.

Dja, que é um dos dissidentes do PAIGC, diz que o país precisa de estabilidade e coesão, por isso entende que Pereira esteja em condições de garantir aos guineenses a almejada estabilidade governativa nos próximos 4 anos.

Em reação, a quarta vice-presidente do partido, Adiatu Djaló Nandigna, considera que o líder da FREPASNA é político nato que conhece o Estado da Guiné-Bissau e o seu apoio representa muita coisa para o PAIGC e para o seu candidato, Domingos Simões Pereira.

Além de Djaló Nandigna, estiveram presentes no mesmo encontro, o secretário geral do partido, Aly Hijazi, e secretário geral da Juventude Africana Amílcar Cabral, Dionísio Pereira.

A segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau, marcadas para 29 de dezembro, vão ser disputadas por Domingos Simões Pereira, apoiado pelo PAIGC, e por Umaro Sissoco Embaló.

Por: Alison Cabral

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu