GUINÉ-BISSAU: A CNE APELA A PARTICIPAÇAO ATIVA DOS CIDADÃOS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

GUINÉ-BISSAU: A CNE APELA A PARTICIPAÇAO ATIVA DOS CIDADÃOS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

O presidente da Comissão Nacional de Eleições(CNE), José Pedro Sambú, apelou, esta sexta-feira, a participação ativa dos cidadãos guineenses nas eleições presidenciais do domingo na Guiné-Bissau, para exercerem os seus direitos consagrados na lei magna do país.

Na sua mensagem do apelo ao voto, na sede principal da instituição em Bissau, José Pedro Sambu afirma que o ambiente da democracia estruturada faz-se através da escolha, e só escolhe quem participa nas eleições votando.

“A nossa democracia pluralista deve ser reforçada e valorizada com o teu voto que faz a diferença e define um futuro melhor, em particular, para a camada mais vulnerável da nossa sociedade”, declarou Pedro Sambú.

Na ocasião, Pedro Sambú tranquilizou os cidadãos guineenses de que estão reunidas todas as condições, desde logísticas, humanas e técnicas, tanto a nível das comissões regionais de eleições, como na diáspora para que as eleições possam decorrer num clima de tranquilidade e sem quaisquer sobressaltos que possam caracterizar de relevante.

Nesta senda, o presidente da CNE reafirma que foi aprovado por consenso a adoção do caderno eleitoral utilizado nas eleições legislativas de 10 março último, como validos e únicos para as eleições presidenciais de 24 novembro de 2019.

José Pedro Sambú aproveita igualmente a ocasião para apelar aos cidadãos eleitores de que nos termos da lei, o direito de votar é pessoal, intransmissível, inalienável e o seu exercício constitui um dever cívico.

Perante este cenário, Sambú convidou a comunidade internacional a verificar in locu a regularidade das várias fases do processo, nos termos permitidos por lei.

Segundo a indicação do presidente da CNE, o universo de eleitores para o dia 24 de novembro é de 761.676.

Por: AC

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu