Governo guineense inicia consolidação de registo eleitoral para presidenciais

Governo guineense inicia consolidação de registo eleitoral para presidenciais

O Governo da Guiné-Bissau apresentou hoje o Plano de Consolidação do Registo Eleitoral para as eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro, e que prevê consolidar os dados de quase 25.000 eleitores.

Cidadãos foram impedidos de votar nas eleições legislativas devido a falhas técnicas registadas durante o recenseamento eleitoral, que levaram a que o seu nome não constasse nos cadernos eleitorais, apesar de muitos terem cartão de eleitor.

“O Governo vai fazer tudo para que as eleições presidenciais sejam livres, justas e transparentes e reconhecidas a nível nacional e internacional como credíveis”, afirmou a ministra da Administração Territorial, Odete Semedo, na apresentação do plano, no Palácio do Governo, em Bissau.

O plano, segundo a ministra, é uma forma de permitir que aqueles cidadãos exerçam o seu direito de cívico e que por “lapso ou erro” foram impedidos de votar.

Um despacho da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau determina que a consolidação dos dados tenha início sábado e decorra até 15 de setembro, bem como a reativação das comissões regionais eleitorais para que possam supervisionar e fiscalizar as correções das omissões verificadas no recenseamento eleitoral feito para as legislativas de 10 de março.

Dados do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), divulgados hoje à imprensa, indicam que existem 3.835 eleitores omissos na região de Tombali, 85 na região de Bolama/Bijagós, 2.857 na região de Bafatá, 2.187 na região de Gabu, 7.326 na região de Cacheu, e 1.979 no setor autónomo de Bissau.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais a 24 de novembro, estando a segunda volta prevista, em caso de necessidade, para 05 de janeiro de 2020.

LUSA

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu