FODÉ MANÉ NOMEADO NOVO REITOR DA UAC

FODÉ MANÉ NOMEADO NOVO REITOR DA UAC

A única Universidade pública da Guiné-Bissau, Universidade Amílcar Cabral (UAC) tem um novo reitor, anunciou sexta-feira, 14 de Setembro 2018, o governo em comunicado de Conselho de Ministros.

Trata-se do jurista e docente universitário, Fodé Mané, que irá substituir Joel Aló Fernandes que estava no cargo desde Janeiro do ano em curso.

De acordo com o mesmo comunicado na posse da Rádio Jovem, o coletivo governamental não justificou a razão da mudança do antigo e nem avançou com mais detalhes sobre a nomeação do atual.

Apesar dessa mudança, a única instituição pública de ensino superior da Guiné-Bissau não está a funcionar normalmente desde a sua desmembração com o grupo lusófono, pelo menos, no que tem a ver com a oferta dos cursos superiores.

Com sede em Bissau, a UAC foi criada pelo decreto n° 6/99 de 6 de Dezembro de 1999, como uma universidade pública, mas em Novembro de 2008, o Executivo alegou falta de condições para financiar a instituição.

A única instituição pública de ensino superior do país, desde então, vem passando por uma profunda reestruturação, após ter sido extinta em 2008, e suas estruturas terem sido absorvidas pela Universidade Lusófona. Após cinco anos desativada, UAC retomou suas atividades e em 2014 a instituição passou a ter uma reitoria.

O comunicado da plenária governamental refere que para além da nomeação de Mané, houve varias nomeações no Ministério de Educação, Ensino Superior, Juventude, Cultura e Desportos, com destaque para a nova diretora geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), nova presidente do Instituto da Juventude e a nova diretora do Instituto Nacional para o Desenvolvimento de Educação (INDE).

“O instituto da Juventude vai ser dirigida por Adama Djaló, Paulina Mendes, dirigirá o INEP e a Maria de Fátima Silva Barbosa irá liderar o INDE”, refere ainda o comunicado do executivo liderado por Aristides Gomes.

O comunicado anunciou ainda que António Nala será o novo diretor geral dos desportos, substituindo do cargo Maria da Conceição (São) Évora.

Na parte da legislatura, o Conselho de Ministros após análise e discussão, tomou a seguinte deliberação:

– Protelar após discussão, para a próxima sessão, a apreciação do projeto de Decreto relativo ao Gabinete de Recuperação de Ativos e de Administração dos Bens.

– Adotar o Acordo de Cooperação no domínio da Policia Criminal entre os Estados membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

– Instituir a Comissão Nacional Organizadora das Comemorações do 24 de Setembro, dia da independência Nacional, pela ministro dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Por: Alison Cabral

 

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu