FODÉ CARAMBA SANHÁ ELEITO NOVO PRESIDENTE DO MOVIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL

FODÉ CARAMBA SANHÁ ELEITO NOVO PRESIDENTE DO MOVIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL

Fodé Caramba Sanhá é o novo presidente do Movimento da Sociedade Civil da Guiné-Bissau. O activista foi eleito domingo, 14 de Janeiro, no IIº Congresso ordinário da organização para um mandato de quatro anos, com 46 votos.

Em entrevista a Rádio Jovem, após o anúncio do resultado, o novo Presidente pediu coesão no seio da organização.

Fodé Caramba Sanha disse que o seu primeiro passo a frente da referida organização será a unificação do movimento no sentido de torná-la coesa, forte e mais credível.

Sanhá disse que vai trabalhar com os seus concorrentes para tornar o movimento mais forte, coeso e independente. Tendo adiantado que a partir desse momento não há vencedor e nem vencido, justificando que o grande vencedor é o movimento.

Por outro lado, o recém-eleito, pediu aos atores políticos que tomem o exemplo da democracia, que segundo ele, foi demonstrado com a realização do congresso do Movimento da Sociedade Civil.

No entanto, o segundo candidato mais votado, Osvaldo Nanque, disse que a eleição foi transparente e pediu que a lista vencedora, faça de tudo para que haja coesão na sociedade guineense.

“ Enquanto democratas, reconhecemos o resultado, ao nosso ver o resultado foi transparente” reconheceu o candidato, para de seguida, prever que manterá o “status quo” na organização, na medida em que, a lista vencedora está composta na sua maioria pelos elementos da direcção cessante.

De referir que, o candidato Osvaldo Nanque foi o segundo mais votado com 38 votos, seguido de Fodé Abulai Mané que obteve 32  votos.

Foram no total 122 delegados registados para o congresso, dos quais 116 votaram para a escolha do novo presidente. No universo de 116 votantes, registou-se zero votos nulos e zero abstenções.

Sanhá que até aqui exercia a função de presidente da Associação de Consumidores de bens e serviços (ACOBES), foi escolhido por votos da maioria dos delegados  no IIº Congresso Ordinário do movimento que decorreu nos dois dias 13 e 14 de Janeiro, sob o lema “Para uma sociedade civil coesa, unida rumo ao desenvolvimento sustentável. Juntos seremos mais fortes”.

Fodé substitui no cargo, Jorge Gomes que terminou seu segundo mandato a frente desta organização que agrupa mais de uma centena de membros.

 

// Alcene Sidibé

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu