FAUSTINO FUDUT IMBALI NOMEADO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU

FAUSTINO FUDUT IMBALI NOMEADO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU

O Chefe de Estado, José Mario Vaz, nomeou esta terça-feira, 29 de outubro de 2019, Faustino Fudut Imbali, o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, segundo um decreto presidencial na posse da Radio Jovem.

“É o senhor Faustino Fudut Imbali nomeado primeiro-ministro”, refere o decreto presidencial divulgado à imprensa.

De acordo com o mesmo decreto, após audição das forças políticas representadas no parlamento da Guiné-Bissau e do consenso obtidos pelos intervenientes nesse processo, o Presidente guineense, nomeou Fudut Imbali para dirigir o próximo executivo guineense.

Dirigente do Partido da Renovaçao Social (PRS), fundador do Partido Manifesto do Povo, desempenhou varias funções no Aparelho de Estado, com destaque para o cargo do Primeiro-ministro em 2000 no regime do ex-Presidente Koubmba Yala.

Faustino Imbali, Sociólogo de formação, quadro do INEP, foi acusado em 2009 de tentativa do golpe de Estado na sequência da morte de candidato as presidenciais, Baciro Dabo e do Deputado Hélder Proença alto dirigente do Partido Africano para a Independencia da Guiné e Cabo-Verde( PAIGC).     

O Presidente guineense, José Mário Vaz, demitiu na segunda-feira o Governo liderado por Aristides Gomes, alegando que a situação prevalecente se “enquadra numa grave crise política e que está em causa o normal funcionamento das instituições da República, em conformidade com o estatuído no número 2 do artigo 104 da Constituição da República”.

Hoje de manhã, o primeiro-ministro guineense publicou na sua página oficial da rede social Facebook fotos de reuniões de trabalho, escrevendo que hoje é “mais um dia de serviço à Nação”, horas depois de ter sido demitido por decreto presidencial.

“No palácio do Governo para mais um dia de serviço à Nação. Viva a Guiné-Bissau. Viva a Democracia. Viva a ordem constitucional” escreveu Aristides Gomes na sua página do Facebook.

Por: AC

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

This Post Has One Comment

  1. O Dr Faustino Inbali sei que éle é muito experiente politicamente pra acatar uma decisão desses, salvo éro ele ja tem aceite o convite, porque com ésse homem tudo é possivel, a história sempre se repete, um dos primeiro numeado por ele alguns nem chegaram de ter Governo caso Baciro Dja e Artur Silva, se for, vai sér o primeiro Ministro que menos durou no seu mandato .
    G C.

Deixe uma resposta

Close Menu