EMPRESA BAUXITE ANGOLA PRONTA PARA RETOMAR ATIVIDADE NA GUINE-BISSAU

EMPRESA BAUXITE ANGOLA PRONTA PARA RETOMAR ATIVIDADE NA GUINE-BISSAU

O executivo angolano manifesta-se disponível em reativar a cooperação com a Guiné-Bissau em vários domínios, nomeadamente na reativação do projeto de exploração da bauxite.

A informação foi avançada esta terça-feira (10.04) à imprensa pelo segundo vice-presidente do Parlamento angolano, Higino Carneiro, no final do encontro com o líder do hemiciclo guineense, Cipriano Cassama.

“Esse é nosso desejo e estamos a encorajar a empresa angolana a retomar os trabalhos”, declarou Carneiro.

De acordo com Carneiro, o encontro com Cassama visa reforçar a relação da cooperação entre o parlamento guineense e o angolano.

Para além do encontro com o presidente do parlamento guineense, o segundo vice-presidente do Parlamento daquele país, encontrou-se com o Chefe de Estado, José Mário Vaz e com o atual primeiro-ministro, Artur Silva, com quem assinou em 2007 o primeiro acordo de cooperação bilateral do projeto de exploração da bauxite.

O projeto de exploração da bauxite na Guiné-Bissau está orçado em mais de mil milhões de dólares.

A Bauxite Angola é uma empresa mista de direito angolano, criada para realizar operações de mineração e investimento em diversos domínios, sendo, desde Setembro de 2007, titular de direitos mineiros sobre os jazigos de bauxite da Guiné-Bissau.

Estudos geológicos apontam para a existência de importantes jazigos de bauxite na localidade de Boé, situada a cerca de 240 quilómetros a sudeste de Bissau.

Esses estudos apontam ainda para uma reserva de bauxite na ordem de 113 milhões de toneladas o que daria para uma produção de cerca de 2 milhões de toneladas por ano. Esses jazigos dariam para uma exploração calculada de cerca de 56 anos.

Por: Alison Cabral

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

This Post Has One Comment

  1. Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso

Deixe uma resposta

Close Menu