EDMUNDO MENDES EM CABO VERDE PARA DISCUTIR MOBILIDADE NO ESPAÇO DA CPLP

EDMUNDO MENDES EM CABO VERDE PARA DISCUTIR MOBILIDADE NO ESPAÇO DA CPLP

O ministro do Interior da Guiné-Bissau, Edmundo Mendes está na capital cabo-verdiana, para participar no debate sobre a mobilidade no espaço lusófono e a criação de uma resposta conjunta de proteção civil.

De acordo com o site na Internet da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a quinta reunião de ministros do Interior e da Administração Interna dos Estados-membros da comunidade contempla reflexões e novas propostas para o desenvolvimento e o reforço das relações de cooperação estes países.

Já na segunda-feira, o ministro da Administração Interna de Cabo Verde tinha anunciado a criação de “mecanismos de intervenção coordenada”, no âmbito da CPLP, que respondam prontamente em situações de emergência humanitária, como a que recentemente atingiu Moçambique.

Estarão igualmente em apreciação os desenvolvimentos na área da mobilidade no espaço lusófono, uma proposta conjunta de Portugal, que atualmente ocupa o secretariado-executivo da organização, e de Cabo Verde, que detém a presidência da CPLP.

Antes da reunião esta quarta-feira, 24 de abril de 2019, realizaram-se três conselhos de apoio: do conselho de comandantes nacionais, diretores nacionais, presidentes de salvação pública, proteção civil e bombeiros, do conselho de chefes de polícia e do conselho de diretores nacionais de migração, estrangeiros e fronteiras da CPLP.

No final do encontro irá ser elaborada uma Declaração Final.

De recordar que o ciclone Idai, que atingiu o centro de Moçambique a 14 de março, causou um total de 603 vítimas mortais, tendo afetado mais de 1,5 milhões de pessoas.

Neste momento, Cabo Verde é o país que detém o exercício da Presidência da Conferencia de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

Por: Redação

Fonte: sapo e África 21 Digital com Inforpress

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu