DOMINGOS SIMOÊS PEREIRA É CANDIDATO DO PAIGC ÀS PRESIDENCIAIS DE NOVEMBRO

DOMINGOS SIMOÊS PEREIRA É CANDIDATO DO PAIGC ÀS PRESIDENCIAIS DE NOVEMBRO

O Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simoês Pereira, é candidato do partido às presidenciais de 24 de novembro do ano em curso, anunciou ao principío da noite desta sexta-feira, 23 de agosto, a comissão eleitoral das primarias do PAIGC.

Segundo a comissão eleitoral dirigida por Higino Cardoso, dos 351 membros do Comité Central do partido, 312 estiveram presente na reuniao e que 242 votaram a favor de Domingos Simões Pereira.

Cipriano Cassama, líder do Parlamento guineense, arrecadou 65 votos, o antigo Presidente da República de Transição, Serifo Nhamadjo, obteve três votos. Já Mário Lopes da Rosa conquistou dois votos. Enquanto o presidente do conselho de jurisdição e fiscalização do PAIGC, Francisco Benante, não obteve nenhum voto.

Durante a sua intervenção, Simões Pereira manifestou a sua satisfação pela “inequívoca manifestação de apoio e solidariedade” dos candidatos vencidos nas primárias.

Pereira sustentou que nessas primárias nao houve nem vencedor e muito menos vencidos, mas que o PAIGC saiu mais forte pela clareza dos debates registados nessas primárias e terminou o seu raciocìnio que contava a partir desse momento com o apoio forte do ex-Presidente Serifo Nhamajo e do actual presidente do hemiciclo guineense, Cipriano Cassamá.

Igualmente o primeiro vice-presidente do PAIGC e candidato derrotado, Cipriano Cassama, afirmou que estava firme e disponivel a reforçar o desenvolvimento da democracia interna do partido e a empenhar-se ao lado Simoes Pereira para garantir a vitória do Partido Libertador nas próximas eleições presidenciais.

Além de Cassama, os restantes candidatos derrotados mostraram-se abertos e disponiveis para apoiar o candidato do PAIGC nas proximas eleiçoes presidenciais.

De recordar que, antes da votaçao, a candidata, Cadi Seide, igualmente a ministra da Família e Coesão Social, desistiu-se da corrida a favor de Domingos Simões Pereira.

A escolha do candidato do partido às presidenciais ocorreu de forma secreta (na urna).

Além do candidato do PAIGC, até ao momento, já confirmaram a sua candidatura dois antigos primeiros-ministros do país, nomeadamente Carlos Gomes Júnior, como independente, e Umaro Sissoco Embalo, candidato do Movimento para a Alternância Democrática.

A primeira volta das presidenciais na Guiné-Bissau está marcada para 24 de novembro. Caso nenhum candidato obtenha a maioria dos votos, a segunda volta está prevista para 05 de janeiro.

Por: AC

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu