DIABETES INFANTIL ESTÁ A AUMENTAR NA GUINÉ-BISSAU, ONDE NÃO HÁ INSULINA

DIABETES INFANTIL ESTÁ A AUMENTAR NA GUINÉ-BISSAU, ONDE NÃO HÁ INSULINA

A Guiné-Bissau tem vindo a registar “um aumento preocupante” de casos de crianças com diabetes, diz o médico Mboma Sanca, chefe dos serviços dos cuidados intensivos no hospital Simão Mendes de Bissau.

 

“A diabete sempre existiu no mundo, mas não é normal atacar as crianças”, notou Mboma Sanca, que chama atenção do Governo para a necessidade de se “criar rapidamente uma resposta nacional”.

Segundo Sanca, a Guiné-Bissau conta com programas de combate ao HIV/SIDA, tuberculose ou malária, mas não tem nada semelhante para lutar contra a diabetes que disse estar a afetar “cada vez mais” os guineenses.

Mboma Sanca acrescentou que “a situação é tão grave” pelo facto de a Guiné-Bissau não possuir os medicamentos necessários para tratar doentes atingidos com a diabetes do tipo 1 que só são tratados com a insulina. “Na Guiné-Bissau não temos insulina, porque, como se sabe não temos cá fábricas de medicamentos e a insulina é um químico que precisa ser conservado numa determinada temperatura ambiente”, notou o médico.

 

Maioria dos casos é de diabetes tipo 1

A preocupação de Mboma Sanca aumenta perante o facto de as crianças com diabetes serem quase todas atingidas com a variante 1 daquela doença, ou seja, as que só podem ser tratadas com a insulina.

Para “tentar mudar o quadro negro”, o médico está em vias de criar uma associação, para já, com uma assistente social guineense, que mora e trabalha na Suíça, também ela diabética, com a finalidade de ajudar as crianças em Bissau.

A ideia é criar uma Casa de Acolhimento de crianças com diabetes. A assistente social recolheria os apoios, máquinas de medir a glicémia, a insulina e outros medicamentos na Suíça e o médico tratava das crianças em Bissau.

// Lusa

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu