BISSAU ACOLHE SEMINARIO DE DIALOGO E MEDIAÇAO SOBRE O PROCESSO ELEITORAL

BISSAU ACOLHE SEMINARIO DE DIALOGO E MEDIAÇAO SOBRE O PROCESSO ELEITORAL

O país acolhe nos dias 10 e 12 do mês em curso, um atelier de formação sobre diálogo e mediação endereçado a diversos atores nacionais, como os chefes tradicionais, lideres das confissões religiosas, sociedade civil, partidos políticos e as instituições ligadas ao processo eleitoral, anunciou a representação da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) em Bissau, através da nota.

De acordo com a mesma nota na posse da Radio Jovem, o encontro de três dias visa dotar e reforçar as capacidades dos participantes para prevenir e ajudar a gerir a violência que pode decorrer das campanhas eleitorais, e por outro lado promover a paz e a segurança.
“Cerca de quarenta participantes deverão incorporar, durante o seminário de formação, o quadro de convergência da CEDEAO relativo a eleições livres, transparentes e pacíficas, bem como outros dispositivos comunitários em termos do processo de diálogo, mediação e assistência eleitoral”, lê-se ainda na nota.

A nota acrescenta ainda que no final do atelier os formandos deverão ser capazes de identificar as causas, os ciclos e desafios a violência no processo eleitoral e seu impacto na salvaguarda da paz e da estabilidade.
O atelier de formação irá decorrer num momento em que o país prepara-se para a realização de eleições legislativas, agendadas para o dia 18 de novembro de 2018.

Assim a organização sub-regional espera que no final do encontro os participantes estejam devidamente capacitados e aptos a agirem como multiplicadores na eleição do diálogo e a da mediação como únicas ferramentas sustentáveis para a resolução de qualquer litígio que venha a decorrer do escrutínio de Novembro.

//Redação: RJ

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu