BIAGUÊ NA NTAN PEDE QUE MILITARES GUINEENSES SE AFASTEM DA POLÍTICA

BIAGUÊ NA NTAN PEDE QUE MILITARES GUINEENSES SE AFASTEM DA POLÍTICA

O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau (CEMGFA), o general Biaguê Nan Tan, voltou esta quarta-feira, 20 de março de 2019, a pedir aos militares para se submeterem à Constituição e para se afastarem dos assuntos políticos.

Na Ntan falava aos jornalistas nas instalações de Estado-Maior General das Forças Armadas, na Fortaleza da Amura em Bissau, no final da reunião com as chefias militares de diferentes ramos das forças armadas, incluindo as forças da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), ECOMIB.

Aos jornalistas, o general Biaguê Na Ntan revela que uma das suas prioridades em 2019 é trabalhar na formação, capacitação da força de defesa guineense e dar atenção a sector da agricultura.

“Falei com meus colegas militares para se afastarem dos assuntos políticos e seguirem o caminho reservado pela constituição da república do país para melhoramos os nossos conhecimentos académicos”, declarou Na Ntan.

Apesar dos militares manterem-se equidistantes das querelas políticas nos últimos três anos, 11 altas patentes das Forças Armadas continuam sancionados pelo Comité de Sanções das Nações Unidas na sequência do golpe militar de 2012.

Confrontado com a situação, Na Ntan assegurou que apesar dos esforços internos do país, o levantamento das sanções está dependente da comunidade internacional.

O antigo CEMGFA, general António Indjai, encabeça a lista de individualidades alvo das sanções da União Europeia, que inclui outros cinco militares considerados responsáveis pelo golpe de Estado, Mamadu Ture “N`Krumah”, Augusto Mário Có, Estêvão na Mena, Ibraima (“Papa”) Camará e o Daba Na Walna.

A reunião serviu para analisar o desempenho dos militares durante processo eleitoral no país para as eleições legislativas de 10 de março e traçar os planos de trabalho para 2019 a força de defesa.

Por: Alison Cabral

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

This Post Has One Comment

  1. Obrigado general Na Ntan, o seu projecto revela o melhor caminho atririlhar, neste mundo de Ciência.
    Foi uma interessante mudança do paradigma. O general detesta amizade militar/politico, e abraça amor a Ciência para com seus homens.
    Está num bom caminho, conte com o nosso apoio moral.

Deixe uma resposta

Close Menu