ARTUR SILVA É O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU

ARTUR SILVA É O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU

O Chefe de Estado, José Mario Vaz nomeou ao princípio desta noite de terça-feira (30.01), Artur Silva, dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) o novo primeiro-ministro, segundo um decreto presidencial na posse da Rádio Jovem.

No mesmo decreto, o Presidente da República referiu que no quadro dos esforços que vêm sendo desenvolvidos com vista a obtenção de uma solução definitiva para crise político institucional que a Guiné-Bissau vive há mais de dois anos, decidiu nomear o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros como novo chefe do executivo.

Silva tomará posse nas próximas horas desta quarta-feira (31.01) no palácio da república, acrescenta ainda o decreto presidencial.

O dirigente do partido liderado por Domingos Simões Pereira que para além de Chefe da Diplomacia, foi também ministro da Defesa, da Educação e das Pescas.

De referir que na segunda-feira (29.01), o Presidente da República afirmou que iria nomear um novo primeiro-ministro, justificando a sua decisão com a falta de consenso entre os partidos, como estava previsto no acordo patrocinado pela comunidade internacional.

José Mario Vaz disse também que transmitiu aos seus pares na reunião da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que não existem motivos para impor sanções a nenhum líder político guineense, mas advertiu que a organização promete castigar quem dificultar o entendimento no país.

A nomeação de Artur Silva acontece horas antes da chegada de uma missão ministerial da organização sub-regional a Bissau nesta quarta-feira para contactos com os atores políticos, informou uma fonte da organização no país.

// Alison Cabral

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu