A edição 2018 da semana da Inclusão Financeira do Banco dos Estados da África Ocidental (BCEAO), que vinha decorrendo desde passado 26 do mês novembro último terminou neste sábado (01 de Dezembro 2018).

A edição 2018 da semana da Inclusão Financeira do Banco dos Estados da África Ocidental (BCEAO), que vinha decorrendo desde passado 26 do mês novembro último terminou neste sábado (01 de Dezembro 2018).

O evento que vinha decorrendo desde passado 26 do mês novembro último terminou neste sábado (01 de Dezembro 2018) com uma feira da Inclusão Financeira em Bissau na praça Mártires de Pindjiguiti.

A semana da Inclusão financeira é organizada anualmente em cada um dos oito Estados membros da UEMOA num espaço público para que os Bancos comerciais, instituições financeiras e as empresas exibirem os seus serviços e produtos ao público.

Presidindo cerimónia da abertura da feira, o ministro das Obras Publicas, Construções e Urbanismo Óscar Barbosa, em representação do primeiro-ministro, Aristides Gomes, assegurou que, o governo está convicto do que a referida acção levada a cabo pelo Banco Central dos estados da África Ocidental, irá aumentar a consciencialização da população guineense em particular a cada de jovens e mulheres sobre a importância da inclusão financeira.

“Estamos convictos enquanto governo de que esta acção levada a cabo pelo banco central irá aumentar a consciencialização das nossas populações em particular as camadas populacionais de jovens e mulheres sobre a importância da inclusão financeira no desenvolvimento económico e social dos países da UEMOA destacando a generalização do uso dos serviços financeiros como alavanca do desenvolvimento inclusivo e sustentável”, disse.  

Óscar Barbosa, reconhece a importância da inclusão financeira no financiamento da economia, através do estímulo a poupança que, segundo ele, por sua vez gere a criação e a expansão da actividade económica e aumento da renda das famílias.

“Na verdade a inclusão financeira desempenha um papel fundamental no financiamento da economia através do estímulo a poupança que por sua vês gere a criação e a expansão da actividade económica e por consequência o aumento de renda das famílias a qual impactará nas reduções das igualdades sociais” referiu…    

Na mesma ocasião a directora Nacional da Agencia do Banco dos Estados da África Ocidental (BCEAO), Helena Nossoline Embaló, disse que, o objectivo que se pretende alcançar com a referida feira é de elevar a consciência pública sobre a importância da inclusão financeira no desenvolvimento económico e social.

“O objectivo que se pretende alcançar com esta feira é elevar a consciência pública sobre a importância da inclusão financeira no desenvolvimento económico e social destacando em particular a contribuição da generalização e usos dos serviços financeiros para o crescimento económico potencial”   

De salientar que, a referida feira ficou marcada com actuações dos músicos nacionais da nova geração na praça de Mártires de Pinjiguiti em Bissau.

RJ

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Google+
Google+
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu