184 BEBÉS IRÃO NASCER NO PRIMEIRO DIA DO ANO NA GUINÉ-BISSAU

184 BEBÉS IRÃO NASCER NO PRIMEIRO DIA DO ANO NA GUINÉ-BISSAU

Cerca de 184 bebes irão nascer no dia 01 de Janeiro de 2018 na Guiné-Bissau, anunciou este domingo, 31 de Dezembro de 2017, o Fundo nas Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no país, através de uma nota de imprensa.

Segundo a mesma na posse da Radio Jovem, será provavelmente na pequena ilha de Kiribati, no Pacifico, que nascerá o primeiro bebé de 2018 e o ultimo nos Estado Unidos da América (EUA).

A representante da UNICEF na Guiné-Bissau, Christine Jaulmes, afirmou que a resolução de ano novo da organização é ajudar todas as crianças a viverem mais do que uma honra, mais do que um dia, mais do que um mês e mais do que mera sobrevivência.

“Apelamos a todos os governos e aos nossos parceiros que se juntem a esta luta para salvar as vidas de milhões de crianças”, afirmou Jaulmes.

Nas últimas décadas, o mundo assistiu a progressos sem precedentes em matéria de sobrevivência infantil, tendo-se reduzido para metade o número de crianças que morrem antes do seu quinto aniversário em todo mundo para 5,6 milhões em 2016, lê-se ainda na mesma nota.

Mas apesar destes avanços, o progresso para os recém-nascidos tem sido mais lento. Os bebes que morrem no primeiro mês representam 46 por cento de todas as mortes entre crianças com menos de cinco anos.

“Estamos agora a entrar na era em que todos os recém-nascidos do mundo devem ter a oportunidade de ver o seculo 22. Infelizmente, quase metade das crianças que nascerão este ano provavelmente não irão ter esta oportunidade”, acrescenta Christine Jaulmes.

Uma criança nascida na Suécia em Janeiro de 2018 viverá provavelmente até ao ano 2100, enquanto uma criança nascida na Guiné-Bissau tem poucas probabilidades de viver para além de 2076, revela a “UNICEF”.

Por: Alison Cabral

 

 

Partilhar esta notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

Close Menu