Inicio

| WWW.RADIOJOVEM.INFO | 102.8MHZ | 24/24 & 7/7 |

História da Rádio Jovem


Um projeto iniciado pela Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ) e concretizado no dia 14 de Agosto de 2005 a data em que nasceu a Rádio Jovem cuja frequência em FM é de 102.08Mhz.

Rádio Jovem enquanto uma instituição de carácter informativo começou inicialmente a trabalhar apenas com 17 jovens guineenses entre técnicos, animadores e jornalistas.

Com a dinâmica, a vontade e esforço do capital humano que ela representava, conseguiu conquistar o coração do público-alvo (jovem). Daí, a rádio deu um passo relevante no que refere às informações dos temas como: Sociais, económicos, culturais, desportivos, ambientais, etc. Tudo isso, como forma de dar a voz e impulsionar a criatividade juvenil na sociedade e para o bem-estar do país. Na altura, a rádio trabalhava em dois períodos de emissão, das 08h00 às 12h00, e das 15h00 às 22h00.

Não obstante dispor de poucos meios na altura, respeitou as regras que regem a comunicação social. Um ano mais tarde após a sua criação, embora com as dificuldades, a rádio passou a funcionar num período único de emissão, das 08h00 à 00h00. Na altura era Administrada pelo presidente da RENAJ Lourenço Da Silva.

Atualmente, a rádio funciona num regime autónomo e tem uma administração e património autónomo cujo administrador é o então director técnico, Epifânio Ogari Indi.

E Braima Darame passou a ocupar as funções do director da antena. Havendo a necessidade de fazer um jornalismo profissional e moderno, estar a passos iguais com o diário informativo do globo, a rádio jovem passou assim, e a partir do dia 09 de Outubro de 2009, a emitir na internet tornando-se a primeira estação emissora nacional a ser ouvida através do sítio na internet e pelo mundo inteiro através de www.infojov.info servindo desta feita um autentico elo de ligação dos que estão cá e dos que estão lá, arrastando consigo diariamente mais de dez mil (10.000) internautas entre os guineenses e outras nacionalidades espalhados pelo mundo fora, passado algum tempo, a rádio parou de emitir através da INFOJOV e criou a sua própria página Web com o mesmo objetivo que é de manter aquela mesma ligação que sempre fez embora com a inovação em www.radiojovem.info. Conquistando assim a lugar e prestígio do sítio guineense na internet mais visitado com mais de 60 mil cliques e mais 150 endereços IP´s dos diferentes países do mundo.

Agora, a rádio tem quatro serviços de informação em português, dois em crioulo e um leque de programas voltados à educação, saúde, ambiente, cultura, desporto, cidadania, direitos humanos e diáspora, para todas as faixas etárias, ênfase às crianças e os jovens. Com o streaming profissional na internet e em FM 24/24 e 7/7. 

Em 2014 a Rádio Jovem conquistou o prémio da melhor rádio na Guiné-Bissau pelo Governo através do Ministério da comunicação social e da cultura guineense.

Em relação á atual equipa laboral, a rádio dispõe de um número de 19 funcionários em ativo, todos até agora ao título de voluntariado.

A rádio Jovem não só projectou como também ajudou na imagem e alegria do povo guineense através das suas emissões feitas em FM 102.08Mhz e na internet pelo portal oficial do Streaming Online www.radiojovem.info como forma de juntar os filhos da Guiné num momento único da emoção tirando-os na solidão e informando-os na diáspora sobre Guiné.

A rádio está disponível no Android, Apple, TuneIn, TapinRadio, MyTunner.