Inicio
| WWW.RADIOJOVEM.INFO | 102.8MHZ | 24/24 & 7/7 |
  • Inicio
  • Notícias
  • PRESIDENTE DA REPUBLICA REUNIU-SE COM A COMUNIDADE INTERNACIONAL

PRESIDENTE DA REPUBLICA REUNIU-SE COM A COMUNIDADE INTERNACIONAL

13 Abril 2018 Notícias





O Chefe de Estado, José Mario Vaz, recebeu esta quinta-feira (12.04) em audiência os representantes da comunidade internacional, o chamado P5, que não prestaram declarações à imprensa.

A reunião com os representantes da comunidade internacional, que inclui a União Europeia (EU), as Nações Unidas (ONU), a União Africana (UA), a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), aconteceu um dia depois da missão ministerial da CEDEAO ter feito a avaliação da aplicação do Acordo de Conacri.

A saída da audiência no palácio da república, o representante da UA, Ovídio Pequeno afirmou, em poucas palavras, que em momento oportuno fará declaração aos jornalistas.

O comunicado final da missão ministerial de Alto Nível da organização sub-regional destacou apenas os esforços do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e Partido da Renovação Social (PRS) na busca de uma solução política para o impasse vigente e remete a decisão sobre a crise para a cimeira extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que terá lugar no sábado (14.04), em Lomé, no Togo.

Entretanto, sabe-se que os dois partidos estão a discutir o nome do diplomata Apolinário de Carvalho, atual embaixador da Guiné-Bissau na União Europeia, como figura que poderá ser nomeado para chefiar o Governo cuja missão seria a organização de eleições legislativas ainda em 2018.

O Bispo de Bissau tem desenvolvido uma mediação entre os dois principais partidos políticos no parlamento para que cheguem a consenso à volta da figura de Apolinário de Carvalho, muito próxima à Igreja Católica guineense.

De recordar Dom José Cámnate na Bissign, avistou na segunda-feira com o líder do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassama e saída do encontro não prestou a declaração a imprensa, apesar da insistência dos jornalistas em obter alguma reação sobre o teor da reunião.

A Guiné-Bissau está mais de 80 dias sem o executivo, a legislatura do atual mantado parlamentar termina a 23 de Abril do ano em curso e há quase quatro anos mergulhada numa autêntica disputa pelo poder. No início do ano, o Chefe de Estado, José Mário Vaz, demitiu o executivo liderado por Umaro Sissoco Embaló e nomeou um novo primeiro-ministro, que até agora não apresentou o seu elenco governamental.

Redação RJ

 





Partilhar

Deixa um comentário

O seu endereço de email não vai ser publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *