Inicio

| WWW.RADIOJOVEM.INFO | 102.8MHZ | 24/24 & 7/7 |

  • Inicio
  • Notícias
  • ONG ITALIANA AHEAD CAPACITA TÉCNICOS DE SAÚDE DA GUINE-BISSAU

ONG ITALIANA AHEAD CAPACITA TÉCNICOS DE SAÚDE DA GUINE-BISSAU

14 Novembro 2017 Notícias





Cerca de 50 profissionais ligados a saúde foram capacitados em gestão de laboratório para permitir que seus laboratórios atendam aos requisitos dos sistemas de gestão de qualidade.

Esta ação de formação organizada pela Organização Não-governamental italiana (AHEAD), vai dar aos técnicos nacionais a oportunidade de desenvolver competências profissionais para o aprimoramento da carreira.

 

Na ocasião, o representante da organização italiana no país, Mamadu Saliu Sanha, sublinhou que esta ação de formação vai reforçar aos técnicos o controlo de qualidade nos serviços prestados aos utentes.

 

“O curso que terminou é como uma ferramenta importantíssima para os nossos técnicos, principalmente para evitarem erros nos diagnósticos e sobretudo reforçar os serviços prestados às populações guineenses”, observou o representante da ONG italiana na Guiné-Bissau.

 

Esta iniciativa é mais uma que a Organização Não Governamental italiana – Associação Internacional de Ajuda a Saúde e Desenvolvimento (AHEAD) proporciona no quadro trienal de formação que vai culminar em 2018 na Guiné-Bissau.

 

Dirigindo-se diretamente aos formandos, Mamadu Saliu Sanha, garantiu que a organização italiana capacita os quadros guineenses no sentido de melhorar os conhecimentos na área de saúde pública.

 

“A nossa organização vai continuar a dar formações no país, que só terminará no próximo ano, por isso estamos empenhados em continuar a desenvolver as nossas atividades no país”, sublinhou Saliu Sanha.

 

Em nome dos formandos, Ivandro Morais, revelou que esta formação vai melhorar o nível dos técnicos nacionais em gestão de laboratório.

 

“É com enorme satisfação que recebemos esta formação durante estes dias aqui em Bissau e vai servir de ferramenta para aplicarmos em nossos serviços”, declarou Morais.

 

O curso que decorreu durante 7 dias aqui em Bissau, concretamente nas instalações do Hospital Raoul Follereau, sob tutela da ONG italiana, foi ministrado pela bióloga italiana, Maddalena Martella.

 

Neste seminário participaram todos os centros de saúde e hospitais da capital, Bissau segundo indicação do represente da organização italiana.

 

A Organização Não Governamental italiana – Associação Internacional de Ajuda a Saúde e Desenvolvimento (AHEAD), é responsável pela gestão do  Hospital Raoul Follereau, principal unidade de pneumologia da Guiné-Bissau.

 

“AHEAD”, presta apoios na aquisição de alimentação e materiais de trabalho ao referido centro hospitalar de referência, para o tratamento de pacientes que padecem de tuberculose e VIH SIDA.

//Alison Cabral (AC)

 

 





Partilhar

Deixa um comentário

O seu endereço de email não vai ser publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *